quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PROJETO 7 DE SETEMBRO



JUSTIFICATIVA


O propósito deste projeto é colocar em prática as discussões a cerca do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil através do estagio supervisionado de observação e regência de classe proveniente da disciplina de Vivência na Prática Educativa I do curso de Pedagogia IFPA-2010
A escola tem como finalidade básica educar para a vida, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Baseando nesses princípios, este projeto tem como objetivo contribuir na formação do caráter das crianças de hoje.
Preocupados com a formação das crianças, que serão o futuro do nosso país, será trabalhado com competência, ajudando nossos alunos a se tornarem conhecedores de seus direitos e deveres, podendo assim contribuir no relacionamento humano e os mesmos tomarem suas próprias decisões.Será desenvolvido em todas as disciplinas, com os alunos do nível II da Escola de Educação Infantil Dagmar de Paiva Campozzana e culminará com o final no desfile de sete de setembro nesta mesma data.

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância dos direitos e deveres humanos na vida social de cada indivíduo, para que se tornem cidadãos melhores e respeitados no ambiente no qual estão inseridos.
Objetivos específicos:

  • Despertar o sentimento de patriotismo;
  • Conhecer melhor a nossa história;
  • Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
  • Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria
  • Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
05-DESENVOLVIMENTO

Conversas e discussões sobre
O que é Pátria;
O que aconteceu no dia 7 de setembro;
A figura de D.Pedro I;
Os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
O grito da Independência;
A vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Jogral
Apresenta;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* uso de canções patrióticas e populares:
* Pintura de bandeiras do Brasil com as cores nacionais,
*viseiras para o desfile.
*Uso de fitas e distintivos em verde e amarelo.
06- CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:
Apresentação e exposição dos trabalhos à comunidade local escola em forma de passeata Cívica e ato público:


07-RECURSOS:
• TV e vídeo

• Aparelho de som

• Cartolina

• Quadro e giz

• Mapas/ Atlas...
Avaliação: Será de forma contínua através da observação do desempenho, interesse e participação de cada aluno no decorrer das atividades propostas.


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